Quatro jovens alunos portugueses do Colégio Luso Internacional de Braga (CLIB) venceram, a semana passada, no âmbito do programa 'A Empresa', a prestigiada competição de empreendedorismo "JA-YE Europe Trade Fair 2013", na Letónia.
Quatro jovens alunos portugueses do Colégio Luso Internacional de Braga (CLIB) venceram, a semana passada, no âmbito do programa 'A Empresa', a prestigiada competição de empreendedorismo “JA-YE Europe Trade Fair 2013”, que decorreu em Riga, na Letónia.
Portugal esteve representado por Gonçalo Lopes, Helena Domingues, Mafalda Anjos e Nuno Pacheco, estudantes bracarenses que frequentam o 10º e o 11º ano do CLIB e que foram selecionados em Lisboa no decorrer da primeira edição do EwB Accenture Day, uma iniciativa da Junior Achievement Portugal (JAP).
O programa “A Empresa”, inserido naquele evento, envolveu cerca de 50 alunos de todo o país, espalhados por 10 'mini-empresas', que foram convidados a criar os seus próprios projetos de empreendedorismo. O projeto dos bracarenses, que já tinha vencido a nível nacional, brilhou agora na competição internacional na Letónia.
Os jovens portugueses, orientados pela professora Amanda Moreton Chohfi, foram distinguidos graças à apresentação de um produto que eles próprios idealizaram: a Virtual Bag, uma plataforma informática que pretende facilitar o dia-a-dia de alunos e professores, substituindo cadernos, livros, fichas de avaliação, etc.
“Conseguimos trazer dois prémios para Portugal, nomeadamente o Best Overall Company, atribuído à empresa que obteve a melhor classificação composta de todos os critérios de avaliação, e o EwB Collaboration Award, que distingue a excelência na colaboração além-fronteiras”, explica, em comunicado ao Boas Notícias, Gonçalo Lopes, um dos jovens 'empresários' vencedores.
No decorrer da viagem a Riga, os alunos da Big Bang Enterprise – como batizaram a sua mini-empresa – tiveram ainda a oportunidade de se familiarizarem com o dia-a-dia de diversas multinacionais, bem como esclarecer dúvidas junto dos quadros superiores de gestão das mesmas.