Ana Sofia está, atualmente, em tratamento no Instituto Português de Oncologia (IPO) de Lisboa e comemorou 16 anos na noite dos Óscares. O seu aniversário poderia ter sido como qualquer outro, mas não foi: foi, sim, o dia da concretização de um sonho.
Ana Sofia está, atualmente, em tratamento no Instituto Português de Oncologia (IPO) de Lisboa e comemorou 16 anos na noite dos Óscares. O seu aniversário poderia ter sido como qualquer outro, mas não foi, porque a jovem portuguesa tinha um sonho: assistir ao vivo à maior cerimónia de entrega de prémios do cinema, nos EUA. E conseguiu realizá-lo.
O desejo foi concretizado pela fundação Make-A-Wish Portugal, que tem como missão tornar realidade os sonhos de crianças e jovens, dos três aos 18 anos, que sofrem de doenças que colocam as suas vidas em risco. Por ter uma doença elegível – um tumor na clavícula – Ana Sofia decidiu candidatar-se e, como por magia, o pedido foi atendido.
Na noite de 24 de fevereiro, a jovem portuguesa teve oportunidade de pisar a passadeira vermelha dos Óscares e viu garantido um lugar só para si nas bancadas, tendo assistido, depois, ao espetáculo, em direto do Dolby Theatre, a partir de uma festa exclusiva no El Capitan Theatre, também em Los Angeles, nos EUA.
Além disso, enquanto assistia à entrega dos galardões, Ana Sofia teve direito a tratamento especial com surpresas e presentes proporcionados pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, que colaborou na concretização deste sonho, à semelhança da Make-A-Wish America.
Uma “injeção” de esperança
Durante a festa, a jovem confessou que tudo parecia “surreal”. Já os seus pais, visivelmente emocionados com a experiência da filha, como relatou a Make-A-Wish, disseram esperar que este possa ser mais um momento de esperança durante o seu percurso até à cura.
“Esperamos que esta experiência traga força e esperança à nossa filha. Ela é uma menina muito corajosa, mas nesta altura precisa de força extra”, salientaram os progenitores citados num comunicado da fundação enviado ao Boas Notícias.
Ana Sofia viajou até Los Angeles em parceria com a Academia e através do programa Oscar Fan Experience. A experiência insere-se nos objetivos da Make-A-Wish Portugal, afiliada portuguesa da fundação norte-americana, que acredita que a realização de um desejo significa que nada é impossível e que, consequentemente, vale a pena ter esperança e força para continuar a lutar.
[Notícia sugerida por Elsa Martins]