Quando a época natalícia se aproxima, aumenta, também, a vontade de ajudar quem nos rodeia, mas há quem se lembre de ser solidário o ano inteiro. É o caso de um jovem britânico que, todos os dias, paga o pequeno-almoço a um sem-abrigo.
Quando a época natalícia se aproxima, aumenta, também, a vontade de ajudar quem nos rodeia, mas há quem se lembre de ser solidário o ano inteiro. É o caso de um jovem britânico que, todos os dias, paga o pequeno-almoço a Simon, um sem-abrigo com quem se cruza a caminho do trabalho.
Há cerca de quatro meses que a rotina se repete na rua de Norwich que é, atualmente, a casa de Simon: antes de ir para o emprego, Lee Houghton toma o seu café matinal e oferece outro, acompanhado de um 'croissant', a este sem-abrigo que, hoje, é, acima de tudo, um amigo.
De acordo com o jornal inglês Mirror, a generosidade do jovem analista de negócios foi, recentemente, recompensada com um gesto que o deixou emocionado: em troca do pequeno-almoço, recebeu um postal de Natal com um agradecimento sentido escrito por Simon.
“É bom conversar e ele não tem muitos amigos. Faz-me sentir bem fazê-lo, deitar conversa fora”, explicou Houghton àquela publicação. “Da primeira vez que o vi, ele parecia ter frio, portanto, perguntei-lhe se queria um café”, recordou, acrescentando que “Simon não tem onde viver, pelo que tem dormido na rua”.
Segundo o jovem, o seu mais recente amigo trabalha, atualmente, como vendedor ambulante da revista Big Issue, “mas teve uma infância difícil e foi obrigado a abdicar do último emprego que tinha conseguido porque não tinha as habilitações necessárias”.
O altruísmo de Lee Houghton já está, entretanto, a inspirar outros atos solidários. A cadeia de 'fast-food' Pret A Manger, onde todos os dias compra o pequeno-almoço para ambos, decidiu oferecer-lhe um cartão presente para tornar mais económica a sua aquisição.
“Ficámos emocionados com o exemplo do Lee e com o cartão do Simon. Este Natal, esperamos conseguir angariar um montante recorde para ajudar instituições que apoiam sem-abrigo com a generosidade dos nossos clientes”, disse, em entrevista ao Mirror, Nicki Ficher, responsável da Pret Foundaton Trust, fundação da empresa.
Recorde-se que a marca tem um longo historial no apoio aos sem-abrigo e doa, diariamente, a instituições que os ajudam, toda a comida que sobra após o encerramento das lojas. Só em 2013, 2,7 milhões de sandes e saladas que não foram vendidas acabaram distribuídas pela comunidade sem-abrigo local.