"Independentemente daquilo com que estiveres a lidar, mereces isto". "Isto" é uma flor e este é o lema de uma iniciativa lançada por Nathan Ira, um jovem norte-americano que decidiu começar a oferecer uma flor aos estranhos com quem se cruza.
“Independentemente daquilo com que estiveres a lidar, mereces isto”. “Isto” é uma flor e este é o lema de uma iniciativa lançada por Nathan Ira, um jovem estudante norte-americano que decidiu começar a oferecer uma flor aos estranhos com quem se cruza na rua.
“Não importa quem és ou onde tens estado, estás a lidar com algo difícil. É uma verdade inegável: todos nos debatemos com alguma coisa, seja o que for”, explicou Ira em entrevista ao jornal Bozeman Daily Chronicle. Assim nasceu o projeto “You Deserve a Flower” (Tu Mereces uma Flor, em português), que tem encantado os habitantes de Montana, nos EUA.
O jovem de 23 anos, cozinheiro num restaurante e estudante de artes na Montana State University, dedica algum tempo do seu dia a entregar uma flor às pessoas que passam por si – homens e mulheres -, procurando aquelas que acredita que mais precisam de um gesto de carinho.
“Às vezes é possível perceber pelo olhar, pela expressão nos seus rostos ou pela maneira como andam. Percebemos simplesmente que precisam de uma flor”, explicou. A acompanhar a flor vai sempre um cartão com o seu e-mail, o endereço do blogue que criou para divulgar o projeto e um pedido: que lhe escrevam a dizer o que receber aquela flor, naquele momento, significou para cada um.
Mais de uma centena de flores distribuídas
Desde que deu início a esta ação, em Setembro, Ira já distribuiu mais de 100 flores e são muitos os sentimentos partilhados no espaço que criou para o efeito. Entre as mensagens proliferam os elogios ao gesto “adorável” do jovem feitos por pessoas que garantem que receber uma flor lhes “alegrou o dia” e as fez sentir “especiais”.
Há quem tenha recebido a flor durante uma corrida e, assim, ganho uma força adicional para o “sprint” final, quem estivesse a ter um dia mau devido a resultados aquém das expetativas nos exames universitários e muitos que, ao ver Ira, se perguntaram para quem seria um presente tão doce, ainda antes de descobrirem que os “escolhidos” eram… eles próprios.
Agora, o jovem norte-americano promete dar continuidade ao projeto e espera que a ideia se alastre. Um dia, deseja que seja um estranho a entregar-lhe uma flor. “Seria incrível”, concluiu.
Clique AQUI para aceder ao blogue do projeto “You Deserve a Flower”.