Um adolescente norte-americano dormiu na rua durante um ano para angariar fundos para ajudar os sem-abrigo e, ao mesmo tempo, incentivar à proteção da Natureza.
Um adolescente norte-americano dormiu na rua durante um ano para angariar fundos para ajudar os sem-abrigo e, ao mesmo tempo, incentivar à proteção da Natureza. No início deste mês, 365 dias depois do arranque da aventura, Rudy Hummels voltou, por fim, e de objetivos cumpridos, ao conforto da sua cama.
Tudo começou em Junho do ano passado e, inicialmente, tratava-se apenas de um desafio pessoal sem segundas intenções. “Quando comecei a dormir na rua, fi-lo porque gosto de me desafiar. Adoro acampanhar e, portanto, pareceu-me normal querer passar todas as noites no exterior durante um ano”, conta Rudy no site “Snore Outdoors”, que criou para dar a conhecer os diferentes momentos do seu percurso.
Rudy, de 17 anos, natural do estado do Minnesota, nos EUA, começou por construir uma casa na árvore no jardim, mas a aventura foi progredindo e acabou por se tornar numa jornada a favor do próximo e da Natureza que o fez enfrentar condições atmosféricas adversas, tempestades de neve e, muitas vezes, uma sensação assustadora de insegurança.
“Pensei no que é importante para mim, como a Natureza, e em quantas pessoas têm de dormir na rua todos os dias, sem um saco-cama ou sem roupa quente. Embora, à partida, estes dois mundos não pareçam muito próximos, para mim estão”, explica o adolescente norte-americano.
De acordo com o jovem, “cuidar das pessoas é importante, tal como é importante cuidar do ambiente que nos rodeia”, já que “tratar bem é Natureza é tratarmo-nos bem uns aos outros, tanto no presente, como para as gerações futuras”.
© Rudy Hummel/Snore Outdoors
Quase 3.000 euros a favor dos sem-abrigo e da Natureza
Em resultado das reflexões trazidas pelas primeiras noites ao relento, Rudy decidiu, então, lançar uma campanha de angariação de fundos a favor de duas associações norte-americanas: a Habitat for Humanity, que “dá um fantástico exemplo do que é cuidar das pessoas” ao construir casas para os sem-abrigo, e o Hawk Ridge Bird Observatory, uma organização de proteção da Natureza e da vida selvagem.
Ao longo desta aventura, que foi partilhando com o mundo através da Internet, Rudy Hummels conseguiu angariar mais de 4.000 dólares (cerca de 2.940 euros), mas este valor não deverá ficar por aqui, já que, apesar de o desafio ter terminado, a campanha de recolha de fundos continuará até ao fim deste mês.
Depois de ter concluído o desafio, Rudy Hummel confessa, em declarações ao jornal norte-americano Today, que a experiência o fez aprender uma lição muito valiosa. “A minha passagem do medo à gratidão mostrou-me que nunca devemos perder a fé na Humanidade, porque as pessoas nem sempre são o que esperamos. Por cada pessoa que nos magoa, há outra que nos ajuda a levantar”, assegura.
O último ano foi também enriquecedor para os familiares do jovem. A mãe de Rudy, Gail Johnejack, admite que a iniciativa do filho levou toda a família “por uma maravilhosa e inesperada estrada” e que todo o processo fez com que começassem a “pensar mais nos outros”.
Clique AQUI para aceder ao site Snore Outdoors (em inglês).
Notícia sugerida por António Resende