Um tablet totalmente transparente. Esta é uma ideia original de Ricardo Afonso, artista freelancer, que criou uma nova representação gráfica de iPad.
Uma plataforma digital móvel totalmente transparente. Esta é uma ideia original de Ricardo Afonso, um artista freelancer português que criou uma representação gráfica revolucionária do conceito de 'tablet'.
O jovem designer, de 28 anos, ocupa o seu tempo na criação de modelos virtuais tridimensionais, usados em todo o mundo em áreas como o marketing, publicidade, cinema, animação e videojogos.
Ricardo Afonso salienta que esta é “apenas uma representação gráfica do conceito” e salienta que “não passa de um exercício de uma mera forma de expressão artística”.
Contudo, o designer sublinha que a existência de um iPad (ou de outro 'tablet') transparente permitiria “tirar maior partido da Realidade Aumentada” pelo facto de que a “informação digital surge diretamente por cima do mundo real, dando um maior realismo a toda a experiência”.
Ricardo Afonso desvenda que grande parte da inspiração que tem para a produção de conteúdos surge de filmes de ficção científica, “como o Minority Report, que estimulam a imaginação na forma como um dia iremos interagir com os equipamentos eletrónicos”.
A idealização do 'tablet' transparente foi reforçada depois do designer ter visto o protótipo Transparent Smart Window, da Samsung, que utiliza uma tecnologia que permite desenvolver ecrãs transparentes. Esta novidade de mercado fez Ricardo Afonso acreditar que “afinal não estávamos assim tão longe de poder vir a ter ecrãs transparentes em produtos reais”.
Para além da representação gráfica do iPad transparente, Ricardo Afonso idealiza outras opções da ferramenta eletrónica, como a capacidade de se tornar totalmente opaca sempre que o utilizador o deseje. O artista admite que “o maior desafio será a bateria”, mas defende que “têm sido feitos desenvolvimentos que poderão impulsionar um rápido avanço nesta área”.
Ao ser confrontado com a possibilidade de um interesse por parte da multinacional Apple, Ricardo Afonso confessa ao Boas Notícias que, “se surgisse a oportunidade de trabalhar com eles na área artística e de representar visualmente os seus conceitos, seria difícil de recusar”.
Ricardo Afonso tirou o curso profissional de Técnico de Multimédia e trabalha hoje como artista freelancer na área de 3D e Efeitos Visuais, produzindo conteúdos para todo o mundo.
Clique AQUI para saber mais detalhes sobre este novo conceito de iPad e AQUI para aceder ao Facebook do designer multimédia.