Deepika Kurup venceu o prémio de Jovem Cientista Americana após criar purificador de água capaz de ajudar 1.1 mil milhões de pessoas no mundo.
Deepika Kurup, de 14 anos, venceu o prémio de Jovem Cientista Americana após criar um sistema de purificação de água sustentável. O projeto da norte-americana poderá melhorar a vida de mais de 1.1 mil milhões de pessoas sem acesso a água potável em todo o mundo.
O concurso Discovery Education 3M Young Scientist Challenge incentiva estudantes com interesses na área das ciências a explorar novos conceitos científicos e a comunicar de forma criativa as suas próprias descobertas, como parte de um programa de orientação de Verão.
Deepika Kurup competiu com nove concorrentes finalistas, tendo alcançado o prémio para a melhor ideia da edição de 2012: cerca de 18.600 euros e uma viagem a um dos países do programa Discovery Student Adventures durante a qual poderá conhecer o mundo do trabalho da sociedade de investigação Discovery.
“Deepika Kurup e o resto dos finalistas deste ano mostraram um pensamento incrivelmente inovador. Estou certo de que eles vão estar preparados para competir na atual economia global e criar um futuro mais brilhante”, salienta Bill Goodwyn, diretor executivo da Discovery Education, no comunicado oficial do concurso.
Os projetos foram selecionados com base na sustentabilidade dos conceitos e na capacidade criativa de os apresentar. Durante os três meses de concurso, os participantes tiveram a oportunidade exclusiva de trabalhar diretamente com os cientistas da 3M para poderem desenvolver as suas ideias inovadoras.
A companhia de tecnologias ficou encarregue de orientar os finalistas na estruturação dos seus conceitos teóricos e na própria construção de um protótipo. Foram postas em prática as ideias que pretendiam resolver um determinado problema do quotidiano.
Todos os finalistas desta última edição do concurso Discovery Education 3M Young Scientist Challenge tiveram direito a vários prémios, tendo o segundo, terceiro e quarto lugar recebido uma quantia de cerca de 740 euros e uma viagem à Costa Rica no âmbito do programa Discovery Student Adventures.
[Notícia sugerida por Maria Manuela Mendes]