Tem apenas 13 anos, mas está a fazer furor na Internet por ter enviado a sua boneca Hello Kitty... para o espaço. A norte-americana Lauren Rojas decidiu fazer a experiência no âmbito de um projeto escolar de ciências e registou a viagem em vídeo.
Tem apenas 13 anos, mas está a fazer furor na Internet por ter enviado a sua boneca Hello Kitty… para o espaço. A norte-americana Lauren Rojas decidiu fazer a experiência no âmbito de um projeto escolar de ciências e registou a viagem num vídeo que já soma mais de 200.000 visualizações no Youtube.
O objetivo de Rojas, natural da Califórnia, era fazer subir um balão meteorólogico com um foguete através da estratosfera, mas a jovem quis tornar o projecto mais emocionante acrescentando-lhe um elemento-chave: um peluche da gata mais famosa do mundo.
“Adoro-a desde que tinha 6 anos”, contou a rapariga em entrevista ao jornal New York Daily News. “A minha paixão pela Hello Kitty nunca desapareceu e, portanto, achei que podia ser muito divertido colocar um brinquedo dentro do foguete”, confessou.
Lauren Rojas explicou que pretendia testar os efeitos da pressão atmosférica e da temperatura para um dos seus trabalhos de ciências na escola que frequenta, a Cornerstone Christian School, e revelou que “foram necessárias algumas semanas” até estar tudo pronto para o lançamento.
Veja, em vídeo, a viagem da boneca Hello Kitty até ao espaço
Depois de lançado, o foguete, que levava duas câmaras de vídeo acopladas, aguentou ventos fortes, passou pela região mais fria da atmosfera terrestre e alcançou, finalmente, a sua altitude máxima: cerca de 93.600 pés.
Chegado ao ponto mais alto, o balão meteorológico expandiu-se e acabou por se abrir, trazendo a boneca Hello Kitty de volta para o planeta e fazendo-a aterrar no cimo de uma árvore, a aproximadamente 76 quilómetros de distância do local de onde fora enviada para o espaço.
“No fim de contas, isto acabou por ser muito mais do que um projeto de ciências. É algo de que nos vamos recordar por muito tempo”, admitiu o pai de Lauren Rojas, Rodney, que ajudou a filha, atualmente no 7º ano de escolaridade, a alcançar este feito.
Quanto à jovem, já mostrou o vídeo da aventura da boneca à sua professora, que decidiu partilhá-lo com a turma inteira numa das próximas aulas. “Acho que eles vão achar a experiência muito gira”, antecipou.
Entretanto, Lauren publicou também o vídeo no Youtube, onde já foi visto cerca de 234.000 vezes. Em declarações ao New York Daily News, a aluna disse estar “surpreendida” e “deliciada” com as reações que o seu trabalho tem desencadeado em utilizadores de todo o mundo, que lhe têm tecido rasgados elogios.
[Notícia sugerida por Ana MG Pereira]