O jovem bailarino português Frederico Loureiro, de 13 anos, aluno da EDD - Escola Domus Dança, no Porto, acaba de ser convidado para ingressar na "prestigiadíssima" Academia Estatal de Coreografia de Moscovo, habitualmente conhecida como Academia Bol
O jovem bailarino português Frederico Loureiro, de 13 anos, aluno da EDD – Escola Domus Dança, no Porto, acaba de ser convidado para ingressar na “prestigiadíssima” Academia Estatal de Coreografia de Moscovo, habitualmente conhecida como Academia Bolshoi, a escola oficial do Ballet Bolshoi, na Rússia.
De acordo com comunicao enviado ao Boas Notícias pela EDD, o convite dirigido ao jovem português surgiu na sequência do seu “excelente desempenho” durante o Curso de Verão da Academia Bolshoi, que decorreu em Connecticut, nos EUA.
Segundo a escola, Frederico “frequentou o curso na qualidade de bolseiro, um dos prémios que recebeu, pela sua excelente prestação, nas finais do Youth America Grand Prix”, competição que decorreu em Nova Iorque em Abril deste ano.
Através destes cursos, a Academia Bolshoi procura selecionar alunos que respondam aos parâmetros de exigência, sendo que a seleção está, habitualmente, restrita a alunos maiores de 15 anos. Porém, o desempenho do bailarino português mereceu uma exceção.
De realçar que este convite vem juntar-se a outras propostas de formação e prémios que o jovem vila-condense Frederico Loureiro tem recebido por parte de algumas instituições de prestígio internacional ao longo da sua ainda curta carreira.
Fundada em 1773, a Academia Bolshoi de Moscovo é considerada internacionalmente como uma das melhores escolas do mundo na área da Dança, tendo sido responsável pela formação de estrelas como Vladimir Vasiliev, Sergei Filin, Ekaterina Maximova e Natalia Osipova, entre muitas outras.