Henrique Silvestre Ferreira é o jovem agricultor mais inovador da Europa. A distinção foi atribuída no Congresso Europeu de Jovens Agricultores que premiou Henrique pelo seu trabalho na produção de uvas sem grainha.
Henrique Silvestre Ferreira é o jovem agricultor mais inovador da Europa. A distinção foi atribuída no Congresso Europeu de Jovens Agricultores que premiou Henrique pelo seu trabalho na produção de uvas sem grainha.
Com 27 anos, Henrique é formado em engenharia agrónoma pela Universidade de Évora. Trabalha na Herdade do Vale Bom, em Ferreira do Alentejo (Beja), que é administrada pela sua família. Em entrevista à SIC Notícias comenta que faz parte da quarta geração de Silvestres Ferreiras a trabalhar na herdade, o negócio da família.
Este prémio não foi a primeira distinção de Henrique na sua área de escolha. Em 2013, foi eleito “Melhor Jovem Agricultor Português" pela Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), que tem como objetivo escolher os melhores projetos agrícolas realizados em Portugal todos os anos.
O projeto atual de Henrique consiste em produzir uvas de mesa sem grainha, seguindo a tradição familiar e as técnicas usadas na Herdade Vale da Rosa, perita na produção deste tipo de uvas.
Quando chegou o momento de felicitar Henrique pelo prémio, até o Presidente da República Marcelo Rebelo teve algo a dizer. Num texto publicado no site da presidência, Marcelo escreve que "é com enorme satisfação que felicito Henrique Silvestre Ferreira por vencer hoje o prémio “Projeto Mais Inovador da Europa”, enquanto Jovem Agricultor.
Este prémio serve como incentivo à aposta dos jovens no setor primário e na dinamização da economia portuguesa, através da inovação de processos de gestão e de uma notável atitude empreendedora, com vista a um País mais confiante das suas capacidades e mais competitivo – também no Interior do seu território continental, que merece a minha especial atenção."
A concurso no Congresso Europeu de Jovens Agricultores, realizado a 6 e 7 de Abril em Bruxelas, estiveram outros 12 projetos de jovens oriundos da União Europeia. Destacaram-se os projetos grego e búlgaro que receberam o prémio de “Melhor Projeto” e o projeto espanhol que obteve a distinção de “Projeto mais sustentável”.
Notícia sugerida por Teresa Ferreira