Durante meses, Matthew não mostrou reação perante os métodos de estimulação implementados no hospital Royal Derby Hospital, em Inglaterra. Mas há cerca de três semanas, depois de ouvir a voz da namorada, o jovem chorou – mostrando emoção – e já reage à voz das outras pessoas levantando os braços quando lhe pedem.
Citados pela imprensa britânica, os médicos consideram os recentes progressos de Matthew uma vitória inesperada. O jovem e a namorada Handayani Nurul estavam juntos há algum tempo e tinham planos de casar em breve quando ocorreu o acidente.
A iniciativa de ligar à jovem indonésia partiu da própria família. “Ele ficou com os olhos cheios de lágrimas quando pusemos o telemóvel junto ao seu ouvido”, contou o padrasto do jovem. “Depois ela perguntou-lhe qualquer coisa e ele disse um 'sim' silencioso e começou a chorar”, acrescentou o familiar.
Desde aí, a mãe e o padrasto passaram a ligar diariamente à namorada. Quando percebe que a chamada vai ser feita, Matthew já levanta o braço para agarrar o telemóvel. Logo após o acidente, a namorada chegou a acompanhar o jovem até Inglaterra, mas o seu visto, entretanto, caducou pelo que teve de regressar à Indonésia onde estuda literatura na Universidade.
Os médicos consideram que o jovem está num estado de coma ligeiro e acreditam que este estímulo, em conjunto com outras terapias do hospital, foram fundamentais para o sucesso do tratamento.
“Embora cada caso seja diferente, já tivemos outros exemplos de pessoas que acordam de coma e fazem excelentes recuperações, vivendo uma vida feliz e preenchida”, disse Luke Griggs, um porta-voz do hospital.
[Notícia sugerida por Elsa Martins e Raquel Baêta]