O documentário de Miguel Gonçalves Mendes sobre a vida do Nobel da Literatura, José Saramago, vai estrear-se nos Estados Unidos em setembro. Entretanto, em Portugal foi lançada uma petição para que o filme seja nomeado para os Óscares, avança a Lusa.
Depois de estrear em Portugal, no Brasil e em Espanha, “José & Pilar”, chegará aos cinemas norte-americanos em setembro, em data ainda a anunciar. Esta estreia permitirá que o documentário seja elegível para os Óscares, os prémios de cinema atribuídos pela Academia de Hollywood, nos Estados Unidos.
Na Internet está a circular uma petição pública, dirigida ao Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA), para que “José & Pilar” seja o candidato de Portugal a uma nomeação para o Óscar de melhor filme estrangeiro.
A petição foi lançada pelo blogue português de cinema Split Screen e conta já com mais de 1.500 assinaturas. “Este é um movimento independente, de fãs e admiradores do filme, que têm particular confiança e respeito pelo seu potencial, que se sente verdadeiramente comovido pela sua imensa força emocional, humanista, motivadora”, lê-se na petição.
Só são candidatos a uma nomeação para os Óscares de 2012 os filmes que estreiam em sala nos Estados Unidos entre 1 de Janeiro e 31 de Dezembro de 2011.
No caso de Portugal, o candidato a uma nomeação é proposto pelo ICA, de entre todos os filmes de produção portuguesa que tenham tido estreia comercial.
Clique AQUI para aceder à petição pública e clique no link acima para visualizar o trailer do documentário.
[Notícia sugerida por Raquel Bâeta]