“A Academia achou que nesta sua idade, era bonito, agradável, marcar um momento de confraternização com um homem que fez muitos portugueses conhecer a História de Portugal”, explicou à Lusa a presidente da Academia Portuguesa da História, Manuela Mendonça.
Questionado sobre a homenagem, José Hermano Saraiva afirmou que não o surpreendeu limitando-se a afirmar: “Quando se tem a minha idade é o que acontece”.
José Hermano Saraiva, que já era membro da APP, receberá o colar académico. Natural de Leiria, o historiador notabilizou-se nas quatro últimas décadas com programas televisivos sobre História na RTP.
Licenciado em Histórico-Filosóficas e em Ciências Jurídicas, exerceu advocacia e foi professor do ensino secundário, além de ter desempenhado vários cargos públicos, incluindo o de ministro da Educação.
Tem obras publicadas no campo da História mas também da jurisprudência. Um dos seus livros mais conhecidos é a “História concisa de Portugal” já na 25.ª edição, com um total de cerca de 180 mil exemplares vendidos. Editado pela primeira vez em 1978, este título foi já traduzido em espanhol, italiano, alemão, búlgaro e chinês.