O filme “José e Pilar”, de Miguel Gonçalves Mendes, é o candidato português à categoria de Melhor Filme Estrangeiro na próxima edição dos Óscares de Hollywood, avança o Instituto de cinema e audiovisual (ICA)na sua página oficial.
Co-produzido pelos realizadores brasileiro Fernando Meirelles e espanhol Pedro Almodóvar, que são membros da Academia Americana de Artes e Ciências Cinematográficas, “José e Pilar” é um documentário sobre a vida em comum do escritor e Nobel português da Literatura, José Saramago, e da sua companheira de décadas, a jornalista e tradutora luso-espanhola Pilar del Río.
O documentário, estreado em Portugal, Espanha e Brasil, estreará também, de acordo com a produtora Jumpcut, nos EUA.
De acordo com o ICA “a escolha deste filme foi feita por uma comissão, composta por representantes de associações do setor, previamente submetida à aprovação da Academia Americana de Artes e Ciências Cinematográficas”.
Os nomeados para os Óscares de 2012 serão conhecidos a 24 de janeiro. A cerimónia decorrerá no dia 26 de fevereiro em Los Angeles, Califórnia.
Portugal nunca conseguiu uma nomeação para o Óscar de melhor filme estrangeiro. Em 2010, o candidato de Portugal nesta categoria foi “Morrer como um homem”, de João Pedro Rodrigues.
Petição pública recolheu quase 2.500 assinaturas
A petição pública dirigida ao ICA que foi criada na Internet pedindo que “José e Pilar” fosse o candidato de Portugal a uma nomeação para o Óscar de Melhor Filme Estrangeiro somou mais de 2.400 assinaturas.
No site da petição, os promotores dão por “concluída” a iniciativa e consideram a nomeação aos Óscares “uma vitória para o filme, para o cinema português e para um público que é acusado tantas vezes de inércia”.
Clique AQUI para aceder ao comunicado do ICA.
[Notícia sugerida por Teresa Teixeira e Ana Guerreiro Pereira]