A jornalista holandesa Aranka van der Pol, fundadora do projeto Travel2Share, está determinada em mostrar às pessoas que é possível tornar o turismo mais sustentável. Para isso, Aranka deu início, em Agosto, a uma viagem entre Amesterdão e Faro, num tuktuk elétrico, encontrando-se neste momento na zona centro de Portugal.
A entrada de Aranka em Portugal, onde tem sido recebida “de braços abertos”, como conta no site Travel2Share, deu-se pelo norte dos país. Naquela região, a jornalista teve oportunidade de visitar o Paço de Calheiros onde ficou alojada. “Neste lugar especial não somos apenas hóspedes, somos parte da família”, diz a jornalista sobre o local onde foi recebida pelo próprio conde de Calheiros.
Prosseguindo a viagem, na companhia do seu cão Ki, Aranka passou pelo Porto ficando alojada no Hotel Yeatman do qual elogiou a “linda vista” da piscina. Na Invicta, a jornalista foi recebida pelo vice-presidente da autarquia, Vladimiro Feliz, que é responsável pelo Pelouro do Turismo, Inovação e Lazer.
Depois do Porto, a jornalista passou por Aveiro e Mira ficando, este fim-de-semana, na Figueira da Foz e na Nazaré onde aproveitou para conhecer as ondas da Praia do Norte e conversar com surfista Garrett McNamara (vencedor do 'óscar' da maior onda de 2012).
Na Nazaré, Aranka van der Pol foi ainda convidada a degustar o menu gastronómico “Prove Nazaré”, cuja carta dedicada aos pratos tradicionais do concelho se baseia na produção hortícola e frutícola regional e no peixe do mar da Nazaré, capturado com recurso a técnicas artesanais, de baixo impacto no ecossistema marinho.
3.500 quilómetros e cinco países
Entretanto, a jornalista já prosseguiu viagem prevendo-se agora paragens em Torres Vedras, Lisboa, Zambujeira do Mar, Aljezur, Sagres, Faro, entre outras cidades portuguesas que vai visitar até meados de Novembro.
A viagem vai sendo feita aos poucos uma vez que o tuktuk tem uma autonomia média de 60 quilómetros e demora 11 horas a carregar completamente. No total, Aranka vai percorrer 3.500 quilómetros, atravessando cinco países ao longo de três meses.
No final desta viagem está prevista a edição de um livro, a lançar em 2013, onde a jornalista pretende chamar a atenção para o turismo sustentável, destacando os costumes, medidas ou iniciativas que, em cada local, contribuem para a proteção do ambiente ou para um desenvolvimento económico sustentável.
Na página do Facebook da jornalista freelancer – que escreve com frequência para o “De Telegraaf” (o maior jornal holandês) e para diversas publicações de turismo – podemos acompanhar o percurso de Aranka e visualizar várias fotos dos locais por onde tem passado.
Clique AQUI para visitar o Facebook de Aranka e AQUI para aceder ao site Travel2share.