O jornal Aurora do Lima de Viana do Castelo, um dos mais velhos do país e o mais antigo do continente, completou esta quarta-feira 155 anos de existência.
O jornal Aurora do Lima de Viana do Castelo, um dos mais velhos do país e o mais antigo do continente, completou esta quarta-feira 155 anos de existência. O jornal, que saiu pela primeira vez para as bancas em 15 de dezembro de 1855, começou a ser trissemanário. Em 1915 passou a ser a sair duas vezes por semana, um formato que agora está a ponderar equacionar e alterar para semanário, como forma de reduzir os custos.
Nas suas instalações, de acordo com a Lusa, guarda ainda todos os números, um “enorme e valioso” espólio publicado, a que se junta um importante património de maquinaria, como uma “Marinoni”, que serviu para a impressão do jornal praticamente desde a sua fundação até meados da década de 50.
Tem igualmente quase todo o tipo de equipamento representativo da sua evolução gráfica, desde o compenedor manual a caixas tipográficas, passando pelas duas “intertypes” da composição a chumbo.
A tiragem atual é de 4300 exemplares, a esmagadora maioria dos quais é enviada por correio para os assinantes, muitos no estrangeiro e espera sobreviver muitos mais anos apesar da crise que atravessa com a redução de apoios.
[Notícia sugerida pelo utilizador Vítor Fernandes]