[foto: VisitLisboa]
Lisboa continua a fazer as delícias dos que a visitam. Recentemente foi tema de reportagem do jornal britânico “Daily Mail” e fez notícia no “Huffington Post” com as ciclovias para bicicletas pintadas com frases de poemas de Fernando Pessoa.
O jornalista James Milton do “Daily Mail” fala dos encantos e recantos da cidade lisboeta que diz ter sido “a capital da espionagem” durante a II Guerra Mundial.
Milton começa por recomendar “perdermo-nos a vaguear” em Lisboa, uma das poucas cidades europeias “feitas à medida” para isso mesmo. Elogia não só o estilo de vida calmo mas também as pessoas educadas e a arquitetura “sumptuosa” da cidade cuja vista garante ser recompensadora.
Baixa, Rua do Carmo, Chiado, Bairro alto e o elétrico 28 são apontados como passagens obrigatórias para conhecer uma cidade cheia de recantos que valem a pena descobrir.
Curiosamente em outubro passado, o elétrico 28 foi selecionado pela editora “Rough Guide to the World” como umas das 1.000 experiências de viagem mais importantes do mundo. O percurso do elétrico foi referido pela editora como uma viagem “slow-motion” pelo coração histórico da cidade de Lisboa.
Cascais, Estoril e Sintra não escaparam às observações do jornalista do “Daily Mail” que usou ainda as palavras de Lord Byron para descrever Sintra como ” a vila mais bonita do mundo”.
(Ciclo)Vias com poesia
Também o jornal norte-americano “Huffington Post” dedicou algumas linhas a Portugal. Em causa está o conceito inovador e original das ciclovias preenchidas com frases de poemas de Fernando Pessoa que permite ler poesia enquanto se anda de bicicleta.
O jornal realça que “em vez das setas e figuras que habitualmente vemos a adornarem as ciclovias, esta em Lisboa tem impressos poemas do famoso escritor português Fernando Pessoa”.
O trajeto considerado original está situado ao longo do Rio Tejo e o poema é uma homenagem ao rio mas também à cidade de Lisboa.
Abaixo pode ver – filmado por Abílio Vieira – parte do percurso da ciclovia do Rio Tejo com o poema o “Guardador de Rebanhos”, de Fernando Pessoa sob o pseudónimo Alberto Caeiro.
[Vídeo: “O Tejo” de Abilio Vieira no Vimeo]