Realçando a importância da história de cada nação europeia e do seu património, as Jornadas Europeias do Património vão promover uma série de atividades por todo o país, numa iniciativa anual do Conselho da Europa e da União Europeia.
Nos dias 28, 29 e 30 de Setembro, os museus e monumentos da Direção Geral do Património Cultural que aderiram a esta iniciativa vão abrir portas, na sua maioria de forma gratuita, aos visitantes e sensibilizar o público a preservar e aproximar-se do seu património cultural.
Na edição deste ano, o tema proposto pela Direção Geral do Património Cultural, entidade que está a coordenar o evento em Portugal, é o “Futuro da Memória” evocando a memória como a testemunha da história do património cultural português, que mantém vivo o passado.
Para esse efeito, ao longo das jornadas, o público poderá participar de workshops, palestras, conferências, debates, visitas guiadas e visitas temáticas por monumentos, espetáculos artísticos e rotas patrimoniais, itinerários culturais, peddy papers e rally papers.
Ainda haverá espaço para exibições de documentários e filmes, lançamento de publicações, animações de ruas, ateliers lúdicos, oficinas pedagógicas e feiras e festivais.
A Torre de Belém, o Mosteiro de Alcobaça, o Farol de Aveiro e o Museu do Fado são alguns dos espaços que irão receber as atividades programadas para estes três dias.
Clique AQUI para aceder ao programa das Jornadas Europeias do Património.
[Notícia sugerida por Maria Sousa]