Jorge Pina garantiu a presença nos Jogos Paralímpicos Rio 2016 ao conquistar a medalha de bronze na Maratona de Londres, que decorreu a 24 de Abril, na capital inglesa. Pina foi o 3.º melhor classificado na sua categoria, a classe T11/12, que permite
Jorge Pina garantiu a presença nos Jogos Paralímpicos Rio 2016 ao conquistar a medalha de bronze na Maratona de Londres, que decorreu a 24 de Abril, na capital inglesa. Pina foi o 3.º melhor classificado na sua categoria, a classe T11/12, que permite aos atletas correrem com guias.
Na mesma classe, o 4.º lugar foi também ocupado por um português, Joaquim Machado (2:44.26). Igual resultado mas na classe T46 teve Manuel Mendes (2:37.22), enquanto que Alexandrino Silva (classe T54) foi 22º classificado (1:52.08).
Com este resultado, o atleta cego, que fez a prova acompanhado pelos guias Paulo Ramos e Luís Ginja, assegura a presença nos Jogos Paralímpicos Rio 2016.
"Portugal pode contar connosco no Rio, vamos trabalhar ainda mais do que até aqui. Tem de ser um trabalho muito exigente e eu e os meus guias vamos trabalhar para tentar melhorar as marcas e lutar por um bom resultado no Rio, que pode ser uma medalha", disse o atleta, citado num comunicado do Comité Paralímpico Português.
Jorge Pina nasceu em Portimão em 1976 tornando-se, muito cedo, uma referência do pugilismo nacional conquistando diversos títulos, nomeadamente o de campeão nacional ao serviço do Sporting Clube de Portugal.
O facto de ter perdido quase 90% da visão afastou-o do boxe mas não do desporto. Em 2006 inicia-se no Atletismo participando nos Jogos Paralímpicos de Pequim em 2008, nos de Londres em 2012.
Em 2011, o atleta fundou a Associação Jorge Pina, em Lisboa, onde ajuda jovens com deficiência a praticarem modalidades desportivas.