O objetivo de Portugal é conseguir levar mais de 70 atletas a Londres, explicou o Chefe de Missão de Portugal, Mário Santos, à agência Lusa. Há quatro anos, foram 78 os portugueses que competiram em 17 modalidades na China.
A partir desta quarta-feira, faltarão 100 dias para o início dos Jogos e até ao arranque, a 27 de Julho, falta fechar alguns “rankings” e qualificações de modalidades distintas, como por exemplo o judo, o triatlo e o ténis.
“Aguardamos também com expetativa as qualificações no badminton e nas lutas amadoras, podendo assim subir para 15 o número de modalidades apuradas”, acrescentou Mário Santos.
Contabilizando atletas com mínimos A e B e as quotas conquistadas por Portugal, há uma lista de 64 elementos, mas deste rol há várias exclusões a fazer, por motivos diversos, nomeadamente a de Nelson Évora, que não poderá defender o título de campeão olímpico de triplo salto, devido a lesão.
Pondo de parte também uma das quatro marchadoras com mínimo A, uma vez que há um limite de três, e atletas com mínimos B que estão “tapados” por outros que cumpriram a principal marca de referência para Londres2012 e tendo ainda em conta que os mínimos B limitam a participação a um atleta, a lista fica reduzida a 57.
Atletismo representa 40% do contingente luso
O atletismo, com 23 elementos (12 femininos e 11 masculinos) e uma qualificação ainda em aberto, representa 40 por cento do contingente português e reúne com os 11 velejadores apurados mais de metade das presenças lusas na capital inglesa.
Nos próximos meses, a missão portuguesa irá “conhecer” os restantes “olímpicos” que vão defender as cores nacionais em Londres, com a esperada inclusão de atletas como Telma Monteiro e João Pina (judo) e João Silva e Bruno Pais (triatlo).
No judo, a decisão será conhecida até 30 de Abril, sendo que Telma Monteiro, João Pina e Joana Ramos estarão bem dentro do apuramento, devido à confortável posição que ocupam no “ranking” mundial.
No triatlo, em que a ausência de Vanessa Fernandes, vice-campeã olímpica, é praticamente um dado adquirido, o período de qualificação termina a 31 de Maio e, para já, Bruno Pais, João Pereira e João Silva estão entre os lugares que dão acesso a Londres2012.