A participação no evento é gratuita, mas sujeita a inscrição através do site da Universidade. Os primeiros 20 registos de confirmação de presença receberão uma versão gratuita da aplicação.
Chamado LIFEisGAME, este jogo, já noticiado pelo Boas Notícias, combina tecnologia altamente inovadora com ferramentas comuns dos videojogos numa forma que permite trabalhar aspetos relacionados com a comunicação em crianças com Desordem do Espetro Autista.
Com o LIFEisGAME, tudo isso é possível num ambiente onde se cruzam personagens virtuais com a análise em tempo-real de expressões faciais. Através desta abordagem pioneira, os investigadores querem ensinar as pessoas com Desordem do Espectro Autista a reconhecer emoções faciais, usando uma metodologia de análise de expressão facial automática e em tempo real.
Esta é uma valência de especial importância para os cientistas, tendo em conta que a capacidade dos autistas responderem social e emocionalmente a emoções faciais é um dos aspetos mais críticos ao nível do desenvolvimento das suas capacidades de comunicação.
A estes juntam-se nomes como Jake K. Aggarwal, investigador da Universidade do Texas em Austin e referência internacional na área da visão computacional, Miguel Sales Dias, Diretor da Microsoft, cuja colaboração incide na inclusão da tecnologia relacionada com o reconhecimento da fala no processo da criação automática em personagens virtuais.
Notícia sugerida por Maria da Luz