A notícia é avançada pela RTP que conta que, com apenas 12 anos, André Barbosa é já campeão nacional de iniciados, tendo sido mesmo convocado para o Campeonato da Europa. Rui Sousa, Tiago Sousa e Ana Pontes, por seu lado, somam títulos de campeões do mundo e de vice-campeões da Europa, além de vários campeonatos nacionais.
Embora a modalidade tenha ainda pouca expressão em Portugal, estes portugueses, que treinam no rio Cávado mas fazem provas tanto no rio como no mar, têm no palmarés vitórias em competições realizadas em locais tão díspares como China, Itália, França e EUA.
“Nós levantámos a bandeira portuguesa nos EUA o ano passado e praticamente ninguém soube. Levantámos a bandeira portuguesa na China e também ninguém soube”, lamenta um destes campeões em entrevista àquela estação televisiva, admitindo que “isso desmotiva um pouco”.
Ainda assim, os atletas portugueses continuam os seus percursos e têm objetivos bem definidos, tanto a nível individual como coletivo. Os mais urgentes são a criação da Escola de Jet Ski em Barcelos para divulgarem este desporto em território português e a obtenção de mais apoios para levarem o nome de Portugal além-fronteiras.