O Jardim Zoológico, no âmbito das Atividades de Componente de Apoio à Família – CAF – da Junta de Freguesia de São Domingos de Benfica, marca o ano letivo de 2018/2019 com a oferta de uma oportunidade única de aprendizagem no âmbito da educação cívica e ambiental, através do Clube do Zoo.
Esta iniciativa com o lema “Inspirar a Aprender, a Cuidar e a Agir”, é destinada a alunos do Ensino Básico (1º e 2º ciclo), e está integrada com o desenvolvimento dos curricula num trabalho transdisciplinar no âmbito da Estratégia Nacional de Educação Ambiental (ENEA 2020) e a Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania (ENEC), onde há o reconhecimento da importância da educação como estratégia para a conservação do ambiente.
O Clube do Zoo insere-se no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade e da Educação para a Cidadania. Nestas sessões, serão abordadas temáticas ligadas à conservação da Biodiversidade e da valorização da vida animal a fim de fomentar uma transformação progressiva de valores, atitudes e comportamentos. Desta forma será incutido nos alunos uma consciência ecológica e de respeito pelo meio ambiente.
Antonieta Costa, responsável pelo Centro Pedagógico afirma que “o Zoo, para além de ser uma Instituição Cultural de referência nacional, é um local onde se cruzam várias gerações e que centra as suas atividades na preservação das espécies. É também reconhecido pelo Ministério da Educação como Instituição de Utilidade Educativa devido ao seu papel fundamental na Educação Ambiental e Cívica e por ter ainda um Ambiente Educativo Inovador, promovendo a inovação das metodologias nos processos de ensino e aprendizagem. O Clube do Zoo é fruto destas duas importantes premissas, rumo a uma geração futura mais informada e consciente.
A sala de aula do CLUBE ZOO será constituída por várias áreas específicas de aprendizagem, centradas no aluno, onde este é um elemento participativo, podendo utilizar tecnologia para ligar conhecimentos. Cada área é composta por equipamentos e tecnologias específicas (quadros interativos, dispositivos de mobile learning, computadores, aplicações educativas em 3D e realidade aumentada) que possibilitam o desenvolvimento das competências-chave requeridas para o século XXI. A tecnologia é usada para melhorar a interação e participação dos alunos em diversas dinâmicas e na forma como são envolvidos nas atividades propostas. Os diversos dispositivos e conteúdos de aprendizagem interativa irão permitir a contribuição de todos os alunos e um melhor envolvimento destes nas tarefas propostas, numa sequência de aprendizagens.
Com esta atividade o Jardim Zoológico pretende contribuir para que as gerações vindouras sejam compostas por cidadãos mais comprometidos com a preservação do nosso planeta.