De acordo com o jornal Público, a árvore – uma das poucas existentes na Península Ibérica – é um dos clones produzidos na Austrália a partir dos cerca de 100 exemplares selvagens adultos que restam.
A página na Internet da Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica refere que a espécie sobreviveu a 17 Idades do Gelo e assistiu à génese e à extinção maciça dos dinossauros. Até 1994, ano em que um botânico amador descobriu o pinheiro-de-wollemi por acaso, julgava-se que a árvore já estaria extinta há dois milhões de anos.
Ao Público, o vereador responsável pelo pelouro dos espaços verdes de Beja, José Velez, adianta que o renovado Jardim Público de Beja terá um trilho geológico e um borboletário, entre outras novidades.
As obras de requalificação do Jardim representam um investimento de um milhão de euros. Os equipamentos já existentes (parque infantil, pavilhão polidesportivo, quiosque, casas de banho e os três lagos) foram recuperados e as instalações elétricas foram substituídas. Foram ainda instalados um sistema de rega automática e equipamentos de manutenção física para idosos.
[Notícia sugerida pela utilizadora Elsa Vieira]