Em comunicado a empresa avança ainda que os lares só com uma pessoa receberão apoios no valor de 750.000 yen, cerca de 6.200 euros.
Os formulários de candidatura ao apoio serão distribuídos nos centros de abrigo e será criado um “Centro de Compensação Nuclear de Fukushima” até dia 28 de abril que irá tratar de todas dos assuntos sobre os danos causados pelo acidente nuclear, bem como das compensações.
Segundo a agência Kyodo, o ministro da Economia do Japão, Banri Kaieda, assegurou que as indemnizações serão atribuídas até ao final do mês às pessoas que viviam num raio de 30 quilómetros da central nuclear.
Naquela área estão contabilizadas cerca de 48 mil casas e 80 mil habitantes, que foram evacuados, mas o Executivo nipónico aprovou a 11 de abril um novo plano de evacuação de mais 115 mil pessoas, que habitam nas áreas circundantes à central de Fukushima, no nordeste do Japão.
A TEPCO vai pagar estas indemnizações por danos provisórios que implicarão um gasto de 412 milhões de euros para que as pessoas comecem a reconstruir as suas vidas.