Esta quinta-feira nasceu, num jardim zoológico de Tóquio, a primeira cria de panda gigante dos últimos 24 anos. Este é, além disso, o primeiro nascimento de sempre naquele zoo resultante de um ato sexual natural
Uma notícia está a animar o Japão e os amantes de animais um pouco por todo o mundo: esta quinta-feira nasceu, num jardim zoológico de Tóquio, a primeira cria de panda gigante dos últimos 24 anos. Este é, além disso, o primeiro nascimento de sempre naquele zoo resultante de um ato sexual natural e não de métodos artificiais.
De acordo com a AFP, os tratadores dos animais constataram que a mãe panda, Shin Shin, e o seu companheiro Ri Ri tinham acasalado em Março e a fêmea vinha a demonstrar vários sinais – nomeadamente os níveis hormonais e a perda de apetite nas últimas duas semanas – de que poderia estar grávida.
A notícia acabou por confirmar-se e, esta semana, o dia do tão esperado acontecimento chegou. O jardim zoológico de Ueno, na capital nipónica, adiantou aos jornalistas que o bebé e a mãe se encontram bem de saúde e que este nascimento é uma excelente novidade.
Shin Shin e Ri Ri chegaram a Tóquio por empréstimo da China o ano passado. A notícia foi também acolhida com alegria pelos parceiros chineses que, através do porta-voz do ministério dos negócios estrangeiros, deram a conhecer a sua satisfação.
“Os pandas gigantes são mensageiros da amizade”, afirmou Liu Weimin, acrescentando que os chineses esperam que “o sentimento entre as populações e as relações globais entre a China e o Japão possam ser promovidas e melhoradas com o nascimento desta cria”.