A Toto, responsável pela construção da mota, explicou que a presença da sanita no lugar do assento é meramente simbólica: na realidade, ela não funciona como uma verdadeira sanita, sendo, em vez disso, uma forma de consciencializar a população para a necessidade do uso de energias limpas.
A Toilet Bike Neo está a percorrer milhares de quilómetros por todo o Japão para promover a mais recente iniciativa ambiental da empresa que a criou: a Toto Green Challenge, que pretende conseguir uma redução de 50% nas emissões de CO2 nas casas-de-banho dos clientes através de sanitas altamente eficientes.
Ao contrário do que tem sido noticiado em alguns meios de comunicação social, a mota não é movida a fezes convertidas durante o percurso feito pelo condutor. Em declarações ao Japanese Times, o porta-voz da Toto explicou que o único propósito é promover atividades de proteção do meio-ambiente e os produtos ecológicos da empresa.
Porém, por ser movida a biogás criado a partir de dejetos humanos e animais, esta moto assume-se como um grande progresso em termos de combustíveis amigos da Natureza. Takuji Yano acrescentou ainda que a mota não será comercializada.
[Notícia sugerida por Maria Manuela Mendes]