Uma das mais importantes foi a aplicação do motor de busca Google que criou uma base de dados para ajudar as famílias e vítimas do sismo e tsunami a encontrarem os seus familiares desaparecidos. Os sobreviventes podem dar notícias à família e veicular informações de modo a facilitar a sua localização.
Também a Microsoft está a oferecer suporte técnico e licenças de software temporário gratuitos às companhias que foram afetadas pelo terramoto, bem como já disponibilizou uma quantia de dinheiro para ajudar o país.
O Twitter está a potencializar a veiculação de informações no sistema que digam respeito a salvamentos e informações sobre o sismo. A Amazon e a Yahoo têm links nas suas páginas em que pedem para as pessoas doarem o que podem de forma a aliviar a situação no Japão.
De acordo com a AFP, também a Zynga, criadora dos jogos Farmville e outros, no Facebook, já conseguiu com que os seus jogadores angariassem cerca de 1 milhão de euros para o fundo de alívio da associação de emergência “Save The Children”, no Japão.
O dinheiro foi angariado em apenas 36 horas, de acordo com responsável da empresa, através da compra virtual de bens no FarmVille, CityVille, FrontierVille e outros jogos.
A Apple não é exceção no esforço de angariar meios, já que através do iTunes permite aos utilizadores doarem a quantia que quiserem para a Cruz Vermelha que ajudará o Japão.