Depois de ter apresentado, em 2008, um protótipo de carro, o H2O, que aceita qualquer liquido com base de água como combustível, a empresa japonesa Genepax está agora a vender kits para converter carros movidos a combustíveis fósseis em car
Depois de ter apresentado, em 2008, um protótipo de carro, o H2O, que aceita qualquer liquido com base de água como combustível, a empresa japonesa Genepax está agora a vender kits para converter carros movidos a combustíveis fósseis ou gás em carros de hidrogénio.Segundo a Genepax, o protótipo do carro H2O, apresentado em 2008, aceita qualquer liquido com base de água como combustível. O H2O é movido através de um gerador de hidrogénio, que separa as moléculas do líquido e gera eletricidade.
A empresa garante que sistema pode ser “alimentado” com qualquer tipo de líquido, desde água simples, sumos ou até chá e café. O carro pode atingir uma velocidade constante de 80 km/h. Segundo a empresa, para circular por 1 hora a esta velocidade seria necessário um litro de liquido.
Kits de hidrogénio
Além do H2O, cujo protótipo foi apresentado em 2008, a empresa vende kits para adaptar carros movidos a gasolina, gasóleo ou gás ao novo sistema de hidrogénio.
No site oficial da Genepax, a empresa queixa-se da falta de divulgação mediática da invenção, sugerindo que isso acontece porque este método poderá por em causa o monopólio de grandes indústrias.
O hidrogénio é um gás que faz parte da constituição da atmosfera, ou seja, do ar que respiramos, sendo o elemento mais abundante em todo o universo.
No entanto, a utilização de hidrogénio como fornecedor de energia tem levantado alguns problemas, sobretudo o facto do rendimento deste combustível ser bastante baixo – uma situação aparentemente resolvida pela Genepax.
A utilização de hidrogénio poderá ser uma alternativa muito melhor do que os tradicionais combustíveis fósseis.