As vencedoras foram reveladas na noite do passado sábado, sendo os areais premiados pertencentes aos distritos de Beja, Lisboa, Bragança e Faro e ainda às regiões autónomas dos Açores e da Madeira.
Portugal já conhece as suas sete praias “maravilha”. As vencedoras do concurso Sete Maravilhas – Praias de Portugal foram reveladas na noite do passado sábado, sendo os areais premiados pertencentes aos distritos de Beja, Lisboa, Bragança e Faro e ainda às regiões autónomas dos Açores e da Madeira.
A cerimónia de anúncio dos nomes das “maravilhas” escolhidas pelos portugueses decorreu em Tróia e foi transmitida em direto pela RTP. A votação encerrou na sexta-feir e recolheu mais de 621.802 votos desde 6 de Maio deste ano, divulgou a organização.
A vencedora da categoria Praias de Rios foi a praia de Vila Nova de Milfontes (Furnas), no concelho alentejano de Odemira, que registou ainda mais uma distinção: a vitória da praia da Zambujeira do Mar na categoria Praias Urbanas. O Alentejo tornou-se, assim, a região mais galardoada, colocando duas das suas praias entre as “sete maravilhas”.
Não muito longe, destaque para a vitória da praia de Odeceixe, no concelho algarvio de Aljezur, que fechou a contagem para os distritos do Sul de Portugal.
A praia do Guincho, em Cascais, que concorreu pela região de Lisboa e Setúbal, conquistou o título de “maravilha” entre as Praias de Uso Desportivo e, também no continente, a Ribeira – Albufeira do Azibo, situada em Macedo de Cavaleiros (Trás-os-Montes e Alto Douro) venceu na categoria de Praias de Albufeiras e Lagoas.
Na lista houve ainda espaço para as Ilhas, com a praia do Porto Santo, na Madeira, a arrebatar o lugar de “maravilha” entre as Praias de Dunas e a Lagoa do Fogo, em São Miguel, nos Açores, a sagrar-se vencedora na categoria de Praias Selvagens.
O conjunto de 21 finalistas foi escolhido por um grupo de 21 personalidades, que selecionou três praias por cada categoria e tinha, no mínimo, uma praia de cada uma das dez regiões administrativas portuguesas.
A primeira edição nacional do concurso Sete Maravilhas realizou-se em 2007, com a eleição das Maravilhas de Portugal. Três anos depois, os portugueses fora convidados a escolher as Sete Maravilhas Naturais de Portugal e, em 2011, foi a vez das Sete Maravilhas da Gastronomia.