Depois do primeiro gin Tinto do mundo, a empresa Decanter, com sede em Valença, lança no mercado uma coleção de seis licores com "sabor a Portugal". As encomendas já chegam do Canadá.
Depois do primeiro gin Tinto do mundo, a empresa Decanter, com sede em Valença, lança no mercado uma coleção de seis licores com "sabor a Portugal". As encomendas já chegam do Canadá.
Ervas aromáticas, perico (nome de uma pera minúscula endémica de Valença), chocolate e ginja, pastel de nata e arroz doce. São estes os seis licores que integram a coleção “Cantares de Portugal” que a empresa minhota acaba de lançar.
João Guterres, o mentor do primeiro gin Tinto do mundo, é um homem da raia portuguesa. Ali, na fronteira entre Valença e Tui, nas margens do rio Minho, o perito em gastronomia e sabores recolhe as ervas que dão cheiro aos seus produtos.
“Há uns 5 anos comecei a investigar os licores que, na Galiza, é uma arte muito desenvolvida”, conta ao Boas Notícias. No fundo, o licor é “uma aguardente aromatizada com ervas aromáticas e enriquecida com calda de açúcar, com uma graduação que ronda os 50º e que fica mais fácil de beber”, acrescenta o empresário valenciano.
Assim, depois do sucesso do gin Tinto, feito com 14 frutos e bagos, entre eles o famoso perico que João Guterres faz questão de proteger e promover, o gastrónomo decidiu lançar uma nova coleção de bebidas 'magicadas' por si.
O empresário adianta que foram produzidas 1.000 garrafas de cada sabor, num total de 6.000 unidades de licor, que começaram a ser distribuídas na semana passada, sobretudo nas lojas dos aeroportos.
Mas João Guterres adianta que já há “uma procura muito grande” lá fora, tendo recebido encomendas para enviar o licor de pastel de nata para um dos maiores mercados da saudade: o Canadá.
As garrafas vêm acompanhadas com versos de “poetas portugueses da minha eleição como Camões, Fernando Pessoa, Florbela Espanca e Cesário Verde”, conta o empresário. O grafismo dos novos licores foi desenhado pelas noras de João Guterres que, de resto, compõem o departamento gráfico desta empresa familiar.
Um livro de receitas com história e um novo gin
Além dos seis licores com sabor a Portugal, a Decanter está a trabalhar, há vários meses, num novo Gin, o ALMA, em homenagem à lusofonia, que deverá ser lançado a tempo do próximo Natal. A nova bebida branca contém a “combinação de 50 botânicos oriundos dos territórios da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), pelo que está a revelar-se um desafio em termos de afinação”.
Por fim, João Guterres está ainda a finalizar a edição do livro “Valença à mesa: receitas com história”. “Eu venho da área da cozinha e fiz muitos anos de investigação”, explica o gastrónomo que preside à Confraria da Lampreia do Rio Minho. “Para mim uma receita é muito mais do que uma descrição de quantidades, por detrás há sempre uma história e é isso que está nas páginas deste livro que contém 170 pratos da região e também algumas receitas raianas”, revela.
Enquanto o livro não chega às bancas há sempre a hipótese de adoçar as refeições com um dos novos licores, há venda por um preço recomendado de 17 euros por garrafa.
Notícia sugerida por Maria Pandina