A aplicação existe desde maio, mas só agora foi lançada. Com o Google Wallet os utilizadores vão ter as compras mais facilitadas. Para pagarem compras e serviços as pessoas têm de possuir um código pin, que deve ser marcado antes de efetuar a compra.
O objetivo do PIN é precaver situações de acesso não autorizado, protegendo assim a segurança dos utilizadores da aplicação.
O Google Wallet funciona em terminais PayPass, instalados nas lojas dos EUA. Quem pretender pagar os seus produtos com a tecnologia, tem apenas de encostar o telemóvel ao terminal, digitar o pin e esperar breves segundos até que a compra seja efetuada.
O processo funciona a partir de um chip que se encontra embutido nos telemóveis, uma tecnologia denominada NFC (Near Field Communication), lê-se no site da Google Wallet. O pagamento é feito através de um cartão MasterCard ou Google Prepaid Card, cartão pré-pago que vem com $ 10.
Até ao momento existem cerca de 300 mil lojas equipadas com os terminais PayPass nos Estados Unidos, segundo avança o jornal Público. Segundo se lê no site da Google Wallet, isto é apenas o princípio, porque no futuro esta tecnologia vai ter tudo aquilo que precisamos de transportar.
Além destas vantagens, o serviço vai permitir armazenar no telemóvel os números de cartões de fidelização e acumular pontos, promoções e descontos comerciais.