A partir desta quarta-feira, qualquer pessoa que tenha um computador ligado à Internet poderá "mergulhar" até ao fundo dos oceanos e conhecer as belezas escondidas dos corais e das criaturas marinhas sem sair de casa.
A partir desta quarta-feira, qualquer pessoa que tenha um computador ligado à Internet poderá “mergulhar” até ao fundo dos oceanos e conhecer as belezas escondidas dos corais e das criaturas marinhas sem sair de casa. A viagem a 360º é agora possível graças à plataforma Google Maps, que acaba de disponibilizar as suas primeiras imagens panorâmicas subaquáticas.
Numa nota publicada no blog oficial da Google, Brian McClendon, vice-presidente do Google Maps e Earth, anunciou a novidade, que já estava em preparação há vários meses,
como o Boas Notícias adiantou em Fevereiro, e que é classificada como “mais um passo na missão de proporcionar às pessoas um mapa do mundo cada vez mais preciso, abrangente e útil”.
De acordo com McClendon, graças às “vibrantes e impressionantes” fotografias colocadas à disposição dos internautas, “ninguém precisa de ser um mergulhador ou sequer saber nadar para explorar e experienciar de perto seis dos mais incríveis recifes de corais dos oceanos”.
Agora, “qualquer um pode tornar-se o próximo Jacques Cousteau virtual e nadar com tartarugas marinhas, peixes e raias na Austrália, nas Filipinas ou no Havai”. Tudo isto à distância de um clique.
O projeto, que vai continuar em desenvolvimento, tornou-se possível graças a uma parceria com o Catlin Seaview Survey, uma expedição científica alargada e pioneira acerca dos recifes de coral de todo o mundo.
A câmara utilizada pela equipa de investigadores, a SVII, concebida especialmente para ser usada debaixo de água, é a responsável pela captação das imagens que assim chegarão a milhões de pessoas.
Clique AQUI para aceder ao “post” sobre este assunto publicado no blog da Google (em inglês).
[Notícia sugerida por Vítor Fernandes]
Comentários
comentários