Já estão a decorrer as candidaturas para os estágios remunerados promovidos pelo programa INOV Contacto, destinados a apoiar a formação de jovens licenciados no estrangeiro.
Já estão a decorrer as candidaturas para os estágios remunerados promovidos pelo programa INOV Contacto, destinados a apoiar a formação de jovens licenciados em contexto internacional. O programa tem duração global entre 6 e 9 meses. Os interessados podem candidatar-se online até dia 24 de Agosto.
De acordo com o regulamento do programa, o INOV destina-se a jovens de Nacionalidade Portuguesa ou de qualquer outro Estado-membro da União Europeia, com idade inferior a 30 anos, e que tenham concluído a licenciatura.
Além disso, os candidatos devem ser fluentes em português e inglês e num outro idioma, preferencialmente francês, alemão, espanhol ou italiano. Devem também, entre outros requisitos, ter um bom domínio de informática na óptica do utilizador e disponibilidade para viver no estrangeiro.
Os candidatos devem ainda estar à procura do primeiro emprego ou que estar em situação desemprego à data de início do programa.
Só é possível candidatar-se uma única vez ao programa, e as candidaturas destinam-se exclusivamente aos jovens que satisfaçam os requisitos obrigatórios acima referidos. Os candidatos ao INOV Contacto passam por três etapas até à seleção final.
Estágios remunerados e com seguro de acidentes
Os estágios são remunerados e, no âmbito do programa, cada estagiário receberá, em Portugal, uma “bolsa de formação no valor correspondente a duas vezes o valor do Indexante de Apoio Social no ano em que se inicia o estágio”, além de um seguro de acidentes de trabalho.
No estrangeiro, além dos apoios referidos anteriormente, os jovens terão direito a “subsídio de estadia de permanência no exterior baseado no índice do custo de vida da ONU para cada mercado, desde o dia da partida para o estrangeiro até ao último dia do estágio”.
O INOV Contacto assegura ainda o pagamento da viagem de ida e volta entre Portugal e o país de destino do estágio, bem como um seguro de saúde nos países onde não exista acordo de reciprocidade de cuidados de saúde.
Programa divide-se em três fases
O programa de formação vai dividir-se em três fases. Inicialmente, os jovens vão frequentar um Curso de Práticas Internacionais (um estágio em Portugal), que constitui “uma formação académica e técnica ministrada em regime intensivo durante um período de cerca de uma semana” e que poderá incluir um período de formação em contexto real de trabalho.
Posteriormente, e num país estrangeiro (determinado pelo programa), os formandos vão realizar o seu estágio remunerado, onde vão ser “preparados para a vida ativa” e, simultaneamente, atualizar “uma rede de contactos e conhecimentos nos mercados internacionais”.
A participação no INOV Contacto termina com um seminário de encerramento e apoio à integração em contexto profissional, que passará também por um balanço do programa (com duração de um dia).
Programa já garantiu 4.000 estágios
O INOV Contacto já mobilizou cerca de 50 mil candidaturas sendo que quase 4.000 estagiários já fizeram estágio em empresas no estrangeiro. O programa é promovido pelo Ministério da Economia e da Inovação e apoiado pela União Europeia e pelo QREN/POPH, que é gerido pela AICEP – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal.
As candidaturas (quer de empresas à procura de estagiários, quer de estagiários à procura de emprego) são feitas online, até 24 de Agosto, através do preenchimento de um formulário disponibilizado para o efeito.