A diretora de comunicação do LIDL justifica a iniciativa em comunicado: “O LIDL preocupa-se com os consumidores e vai manter os preços estáveis, não fazendo refletir o aumento do IVA nos preços dos produtos. Perante a situação difícil que o país atravessa, faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para ajudar os portugueses, tentando assim minimizar as dificuldades que se farão sentir com o aumento do IVA”.
Na entrevista de José Sócrates, terça-feira, à RTP, o primeiro-ministro disse acreditar que as “empresas incorporarão” o aumento dos escalões do IVA nos seus custos.
“Já aconteceu antes, as empresas absorverem esse aumento, em vez de o passarem para os consumidores”, disse Sócrates, recordando-se do último aumento do IVA para 21%, que as grandes distribuidoras optaram por não fazer reflectir nos produtos
A cadeia possui a maior rede de lojas alimentares da linha Discount na Europa e, em Portugal, abriu três novos espaços em Gaia, Sintra e Lisboa, no passado mês de fevereiro.