Em Itália, os jovens em reabilitação no centro de San Patrigano transformam barris em peças de mobiliário. A iniciativa está a ter um enorme sucesso a nível europeu e a procura das peças criadas por estes jovens é cada vez maior.
Em Itália, os jovens em reabilitação no centro de San Patrigano transformam barris em peças de mobiliário. A iniciativa está a ter um enorme sucesso a nível europeu e a procura das peças criadas por estes jovens cresce de dia para dia.
Sob o lema é “criar para vencer”, em San Patrigano acredita-se que, para uma recuperação mais rápida e eficaz, é essencial que as pessoas se sintam necessárias, valorizadas e qualificadas.
Por isso, foi criado o programa Barrique, onde os jovens do centro têm a oportunidade de criar peças de mobiliário a partir de antigos barris de vinho.
As peças produzidas são imaginadas por designers de topo, especialmente recrutados para este programa. As peças são, depois, construídas pelos jovens em recuperação e cada uma delas é feita com madeira proveniente de um barril de 230 litros de carvalho francês.
Depois de usados por um período máximo de cinco anos para o envelhecimento do vinho, os barris são enviados para a oficina, onde podem ser convertidos, por exemplo, em berços, bancos, baloiços e mesas. O valor a que são, mais tarde, vendidas no mercado, reverte diretamente para os jovens carpinteiros.
No site do programa
Barrique, pode conhecer o historial de cada peça, incluindo os esboços preliminares e uma descriação do designer responsável, a explicar as suas inspirações e os métodos utilizados. Os interessados podem também adquirir as peças nesta página.
Notícia sugerida por Vítor Fernandes
Comentários
comentários