“Não é uma proibição; é um direito a ter uma praia limpa” é o slogan da campanha. De acordo com o jornal espanhol El Mundo, esta é uma experiência piloto, que foi aprovada na terça-feira pelo município de San Michele al Tagliamento, ao qual pertence Bibione.
A ideia é transmitida, por enquanto, fazendo uso duma linguagem “politicamente correta”, como lhe chamam os promotores, uma vez que não há proibições ou imposições, mas sim “convites”.
“Nesta zona, estamos a testar uma iniciativa que visa banir completamente o tabaco da praia. Convidamo-lo a colaborar e a transmitir-nos a sua opinião”, diz um dos cartazes colocados no areal.
O vice-presidente da Câmara, Gianni Carrer, explicou ao jornal regional Corriere del Veneto que “esta iniciativa, que de momento não prevê sanções, faz parte de um projeto mais abrangente, de uma cidade com zero emissões poluente”.
O município de San Michele al Tagliamento acredita ser o primeiro a levar a cabo uma iniciativa deste género, embora esteja a ser preparara uma ação semelhante numa praia francesa.
[Esta notícia foi sugerida por Ana Costa]