O Projecto FST desenvolveu de raiz um carro de corrida do tipo fórmula com propulsão totalmente elétrica, de alta performance, que atinge os 100 quilómetros por hora em cerca de cinco segundos.
A avaliação da prova coube a um júri composto por profissionais oriundos da indústria automóvel europeia, indústria aeroespacial, energias e até mesmo da Fórmula 1.
A Formula Student é o maior evento do género na Europa e é gerido pelo Institution of Mechanical Engineers (IMechE), em parceria com algumas das mais conhecidas empresas do ramo automóvel. Os estudantes universitários são desafiados a criar, desenvolver e competir enquanto equipa com um automóvel de competição monolugar, para avaliarem as suas capacidades ao ao nível do mercado de trabalho e vida real, quando lhes é exigido conceber, produzir e comercializar no ramo automóvel.
A equipa do IST é composta maioritariamente por alunos de 2.º e 3.º anos de Engenharia Mecânica, Eletrotécnica e Aeroespacial, num total de 17 alunos. A Classe 2, na qual competiram, corresponde à fase de projeto em que o protótipo não está totalmente apto competir em pista.
Contudo, prevê-se que o protótipo já esteja apto a percorrer o circuito de Hockenheim, na Alemanha, em agosto do próximo ano, por ocasião do Formula Student Germany.
[Notícia sugerida pela utilizadora Raquel Baêta]