Diz-se que “depois da tempestade vem a bonança” e, neste caso, o provérbio não podia fazer mais sentido: em Israel, os ventos fortes que se fizeram sentir no início desta semana provocaram a derrocada de um penhasco, revelando dessa forma uma estátua romana em mármore branco com 1700 anos.
“A estátua caiu ao mar depois de o penhasco ter ruído em consequência da tempestade”, afirmou o arqueólogo Yigal Israel, citado pela CNN. “Essa queda danificou ainda uma casa de banho e mosaicos que ali se encontravam há centenas de anos”, acrescentou.
Segundo a Autoridade das Antiguidades de Israel, a estátua representa uma figura feminina, pesa cerca de 200 quilos e tem 1,2 metros de altura. Já foi retirada do local onde foi encontrada, a sul da cidade de Ashkelonh, para ser estudada.
Danos provocados anteriormente fizeram com que a cabeça e os braços da estátua se tenham partido, mas os especialistas notaram que certos detalhes, como as sandálias, foram esculpidos com grande “delicadeza”.
Recorde-se que a costa oriental do Mediterrâneo em Israel foi atingida por rajadas de mais de 100 km/h e ondas até 12 metros, que colocaram em risco diversos sítios arqueológicos ao longo do litoral.