A célebre escritora chilena, acompanhada pelo presidente Sebastián Piñera, falou, este domingo, com os 33 mineiros soterrados em San José através de videoconferência, para transmitir-lhes uma mensagem de ânimo e esperança, numa semana em que o Chile comemora o bicentenário da sua independência.
Isabel Allende presenteou os 33 homens com uma coleção dos seus livros e também com as camisas usadas pelos nadadores que recentemente partiram da baía de São Francisco (EUA) rumo à ilha de Alcatraz.
A senadora socialista e sobrinha do ex-líder Salvador Allende lembrou as centenas de mensagens de apoio aos mineiros que lhe têm chegado: “Rezam por eles, mandam-lhes mensagens de ânimo e energia e também de agradecimento às pessoas que estão aqui a trabalhar dia e noite sem parar para resgatar os seus companheiros. Isso, para mim, é muito emocionante”, cita a agência EFE.
Já o presidente chileno mostrou-se otimista quanto ao resgate dos homens que continuam soterrados a 700 metros de profundidade há já mês e meio. “Esta é minha quinta visita. Espero que a próxima seja para abraçar os 33 mineiros como presidente e em nome de todos e cada um dos chilenos”, referiu.
Enquanto deu início ao plano de resgate dos mineiros e inspecionou os trabalhos de perfuração, Sebastián Piñera confirmou o pleno funcionamento de todas as máquinas: “Hoje, pela primeira vez, as três máquinas estarão a trabalhar em simultâneo. Não sabemos qual vai chegar, mas sabemos uma coisa: com a ajuda de Deus, vão chegar”.
O chefe da equipa de resgate, André Sougarret, informou que duas das três máquinas iriam proceder, no domingo passado, às perfurações com o diâmetro necessário para que seja possível enviar a cápsula de resgate, sendo que os próprios mineiros vão receber, durante os próximos dias, instruções e material para remover as 200 toneladas de terra que a perfuradora mais avançada deixa à sua passagem.
“Tomara que este espírito de unidade, confiança e orgulho de ser chilenos que se respira aqui nesta mina e em cada canto do Chile nos ilumine neste terceiro século de vida independente”, afirmou Piñera, referindo-se às comemorações do bicentenário da independência daquele país sul-americano.