Em 2013, os contribuintes portugueses doaram mais de 9 milhões de euros a instituições sociais através da declaração de IRS.
Em 2013, os contribuintes portugueses doaram mais de 9 milhões de euros a instituições sociais através da declaração de IRS. Os resultados dão conta de cada vez mais portugueses a destinar 0,5% deste imposto a fins solidários, com um aumento de 2 milhões de euros de donativos relativamente a 2012.
No total, o ano passado, 364.000 agregados familiares contribuiram com 0,5% deste imposto, destinando-o a entidades de cariz social. O número corresponde a mais 56% de agregados a doar comparativamente com aqueles que o fizeram em 2012.
Também o número de instituições autorizadas a receber a consignação não parou de aumentar, passando de 986, em 2012, para 1.724, em 2013. As mesmas irão agora receber os mais de 9 milhões de euros doados pelos portugueses.
Este ano, ao aproximar-se a altura de entregar o IRS, a AMI – Assistência Médica Internacional volta a lembrar que os portugueses podem contribuir com 0,5% da declaração para fins sociais, sendo que esta instituição, só o ano passado, conseguiu um total de 216.000 euros de donativos.
De acordo com o comunicado enviado por aquela organização ao Boas Notícias, esse valor foi imediatamente canalisado para a manutenção de equipamento social no período de um ano.
A AMI lembra, no entanto, que este montante final de donativos dos portugueses pode atingir os cerca de 58 milhões de euros, caso todos os contribuintes optem por fazer esta consignação de apoio a instituições sociais.
Recorde-se que, sem quaisquer custos para o contribuinte, o Estado permite que 0,5% do imposto reverta a favor de organizações de apoio social e humanitário sem fins lucrativos e de pessoas coletivas de utilidade pública.
Para o fazer, basta assinalar no anexo H do quadro 9 da Declaração de IRS a intenção de ser inscrito na consignação do IRS, indicando o número de identificação fiscal da entidade que se pretende apoiar.