Sonia e Anita, cegas desde a nascença, submeteram-se a uma cirurgia que lhes permitiu ver o mundo pela primeira vez.
Sonia e Anita, duas irmãs indianas cegas desde a nascença, submeteram-se a uma cirurgia que lhes permitiu ver o mundo pela primeira vez.
O vídeo da Blue Chalk Media, uma empresa de comunicação norte-americana, foi divulgado pela National Geographic e mostra o processo vivido pelas irmãs e pela família, antes, durante e depois da operação.
As irmãs sofrem de uma doença que impede a luz de entrar na retina fazendo com que sejam completamente cegas. Até agora, tanto Sonia como Anita precisavam da ajuda da mãe para as coisas do dia-a-dia, como tomar banho, comer ou pentear o cabelo.
No final do vídeo, as irmãs mostram a emoção depois de as ligaduras serem removidas e os instantes em que viram o mundo que as rodeia pela primeira vez.
Segundo o médico Asim Sil, tendo em conta o número de pessoas carenciadas no país, as crianças que nascem cegas na Índia acabam por ficar cegas o resto da vida, se não tiverem ajuda de uma associação. “Na maioria dos casos são usadas como pedintes pela família”, acrescenta ainda o médico.
As irmãs e a família vivem numa região pobre da Índia. O pai, agricultor, afirma no vídeo que não poderia pagar a cirurgia das filhas “nem que trabalhasse dia e noite”.
Através da 20/20/20, uma organização sem fins lucrativos, Anita e Sonia puderam ser operadas na clínica oftalmológica Netra Niramay Niketan. Esta organização oferece cirurgias de oftalmologia a crianças e adultos nos países mais pobres do mundo.