Dois irmãos ingleses que tinham sido separados antes da Segunda Guerra Mundial reencontraram-se, finalmente, após 75 anos. O momento foi registado em vídeo pela cadeia britânica BBC.
Dois irmãos ingleses que tinham sido separados antes da Segunda Guerra Mundial reencontraram-se, finalmente, após 75 anos. O momento foi registado em vídeo pela cadeia britânica BBC, que proporcionou a reunião nas suas instalações na cidade de Southampton.
Rose Burleigh, de 78 anos, e John Stubbs, de 77, não se viam desde que a menina, então com dois anos de idade, foi adotada por uma tia que vivia na Ilha de Wight por razões desconhecidas. Na mesma altura, o pequeno John foi viver com os avós em Chichester, na região de West Sussex, o que fez com que nunca mais soubessem o que quer que fosse um sobre o outro.
A mãe de ambos faleceu em 1941 e o pai, um soldado que foi prisioneiro de guerra e voltou a casa após o conflito, ainda tentou recuperar os dois filhos, mas sem sucesso. Burleigh disse mesmo lembrar-se, conta a BBC, de, quando era ainda criança, ter visto um homem com um rapaz à porta de casa que depois desapareceu.
“Havia um homem com um uniforme e com alguém nos braços. Lembro-me que também havia uma senhora, que me levou pela mão e foi mostrar-me um gatinho. Quando virei costas, eles já lá não estavam”, recordou a idosa britânica. Segundo Stubbs, os pais adotivos da irmã recusaram-se a entregá-la de volta ao pai, o que fez com que crescessem afastados.
Após mais de sete décadas o reencontro foi, por fim, possível, graças ao trabalho de um especialista em árvores genealógicas, amigo da família, que descobriu o paradeiro do seu irmão perdido após uma investigação que terminou há dois meses.
Esta semana, os dois irmãos puderam voltar a ver-se (e a abraçar-se) nos escritórios da BBC em Southampton, um momento marcado pela emoção. “Não imaginam o que significa para mim”, afirmou Burleigh. “É difícil descrever a sensação. Mas assim que a vi o que pensei foi: 'sim, é a minha irmã'”, confessou Stubbs.
Ambos terão, agora, a oportunidade de conhecer toda uma geração de primos e netos de cuja existência não tinham sequer ideia e prometem não voltar a separar-se, estando empenhados em construir as memórias que, durante o resto da vida, foram impedidos de partilhar.
[Notícia sugerida por Rui Jonas Kazayk]
Veja abaixo o momento do reencontro entre os dois irmãos.