Ao que tudo indica, o navio foi encontrado em águas relativamente baixas, é do século XVI e faz parte da expedição de 1588.
O ministro da Cultura e Património da Irlanda, Jimmy Deenihan, defende que esta é uma descoberta de “enorme importância não só para Irlanda mas para a comunidade arqueológica, histórica e marítima internacional”.
Deenihan anunciou também que o estado vai suportar as investigações detalhadas dos escombros do navio.
“Poderá fornecer informações de enorme relevancia sobre a vida a bordo e sobre a realidade dos recursos militares e navais disponíveis para a campanha da Armada”, disse o ministro à Radiotelevisão Irlandesa (RTE).
A Armada Invencível
A Armada Invencível foi uma esquadra reunida pelo rei Filipe II para invadir e ocupar a Inglaterra. Era composta de 130 navios, tripulados por 8.000 marinheiros, levando mais de 18.000 soldados.
A embarcação agora descoberta afundou-se no século XVI, quando se dirigia à costa inglesa para conseguir o que nunca ninguém tinha alcançado antes (e até agora).
Além da marinha britânica, a Armada que lutar sobretudo contra as adversidades da Natureza, responsáveis pela destruição de cerca de metade dos navios. Até o então rei espanhol, Filipe II, chegou a afirmar que não tinha enviado os “barcos para lutarem contra as intempéries”.
[Esta notícia foi sugerida por Vítor Caixeiro]