Para assinalar o 22º aniversário do primeiro transplante de medula óssea, vai ser assinada no IPO a escritura pública da Liga dos Amigos do Serviço de Transplantação de Medula Óssea (LASTMO), que contará com a presença do estilista Miguel Vieira.
Esta associação, sem fins lucrativos, é constituída por um grupo de profissionais do STMO e tem como objetivo promover o bem-estar dos doentes e familiares através da intervenção social, cultural e cívica.
Doentes, e muitas vezes familiares, vêm-se forçados a abandonar trabalho pelo que o apoio económico ou mesmo psicológico que a LASTMO oferece tem um papel preponderante no auxílio a estas famílias.
Atualmente, o Serviço de Transplantação de Medula Óssea do IPO-Porto recebe mensalmente 18 propostas para transplante, efetuando em média 140 intervenções por ano, com uma taxa de sucesso de cerca de 90 por cento.
O objetivo do serviço passa sempre por prestar mais e melhores cuidados de saúde, pela melhoria contínua das práticas clínicas, e pela constante evolução das terapêuticas.
Desde 1989, este serviço clínico já mudou a vida a cerca de 1500 utentes, sendo atualmente a maior unidade da Península Ibérica, de acordo com a última publicação da European Blood and Marrow Transplantation.
[Notícia sugerida pela utilizadora Patrícia Guedes]