Com menos 20% de peso que a versão anterior, o novo smartphone pesa 112 gramas sendo a versão mais leve de sempre. Também a espessura sofreu alterações: o iPhone 5 mede 7,6 milímetros o que se traduz numa redução de 18% comparativamente ao 4S.
Quanto à entrada para o conector de alimentação será 80% mais pequena, mas será comercializado um adaptador para se adequar ao carregador das versões anteriores. Uma “novidade” que já gerou uma onda de indignação na internet por obrigar os consumidores a comprar novos acessórios.
Outra novidade é o novo chip A6 que permitirá que o iPhone seja duas vezes mais rápido a processar informação. O ecrã tem quatro polegadas e a resolução da imagem passa a ser adaptada a 16:9 substituindo a resolução de 4:3.
Também a câmara fotográfica apresenta melhorias. Embora a câmara continue a ser de 8 megapixéis poderá chegar aos 28 megapixéis assim que ativado o modo panorâmico. Em relação à conectividade, o novo modelo vai ter suporte para a rede 4G (LTE) que poderá chegar a velocidades de 150Mbps. Porém, em Portugal não se sabe se esta tecnologia estará disponível.
No lançamento do novo produto, Phil Schiller, vice-presidente de marketing da Apple, afirmou que o iPhone é o “dispositivo mais bonito” que a empresa alguma vez criou aliando ao design a tecnologia mais avançada.
“Conseguimos integrar uma incrível quantidade de inovação e tecnologia avançada num equipamento extremamente elegante, distinto, fino e leve, que oferece um inacreditável ecrã Retina com 4 polegadas, um processador A6 com um desempenho fantástico, um acesso wireless ultrarrápido e uma autonomia de bateria ainda melhor. Acreditamos que os consumidores vão adorar este novo modelo”, refere o vice-presidente de marketing da empresa americana.
Tal como é habitual, o novo smartphone estará disponível em três versões consoante a capacidade de memória e chega às lojas norte-americanas a 21 de Setembro. A versão 16GB será vendida a 199 dólares (cerca de 154 euros), a de 32 GB a 299 dólares (cerca de 231 euros) e a de 64GB a 399 dólares (cerca de 309 euros).
Em Portugal e outros 21 países, o iPhone 5 será colocado à venda dia 28 de Setembro, mas ainda não foram anunciados preços. A nova versão do smartphone da Apple será disponibilizada em branco e prateado ou em preto e ardósia.
Clique AQUI para aceder ao site da Apple