Um grupo de investigadores da Faculdade de Motricidade Humana quer desafiar pais, professores, estudantes e profissionais, que trabalham com crianças e jovens, a repensar estratégias e práticas que promovam o desporto e a atividade física. Os vários agentes educativos vão reunir-se, na próxima quarta-feira, 3 de outubro, no Centro Desportivo Nacional do Jamor, em Lisboa, para abordar, entre outros temas, a educação, a motricidade, o jogo, o desporto e a infância.
A iniciativa, organizada por docentes da Faculdade de Motricidade Humana, pretende envolver pais, professores, profissionais e estudantes do ensino superior num espaço de reflexão e debate conjunto, que permita incentivar, divulgar e estimular boas práticas pedagógicas, ao nível da promoção da atividade física, na infância e juventude.
O seminário acontece numa altura em que foram divulgados os mais recentes dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) sobre a atividade física. De acordo com a entidade, em Portugal, mais de 40% dos adultos possuem um estilo de vida sedentário, com níveis de atividade física inferiores aos recomendados para a saúde. Para os investigadores, é necessário inverter com urgência esta tendência, através da prevenção, promoção e adoção de práticas regulares de atividade física, principalmente junto das camadas mais jovens da população.
A decorrer, no próximo dia 3 de outubro, no auditório das Piscinas do Jamor, em Lisboa, o seminário terá como oradores, diversos docentes e investigadores da Faculdade de Motricidade Humana, nomeadamente Carlos Neto, Rita Cordovil, Ana Quitério, Frederico Lopes e Miguel Nery.
O colóquio, com início às 9h30, faz parte de um conjunto de atividades que a Polícia de Segurança Pública (PSP) vai realizar nesse dia, no Jamor, a propósito do Dia do Espírito Desportivo, iniciativa que assinala a abertura do ano escolar.
O conteúdo Investigadores querem desafiar pais e profissionais a repensar estratégias para promover o jogo, aparece primeiro em i9 magazine.