O simpósio internacional do European Youth Heart Study vai reunir, no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, investigadores de vários países europeus e americanos. A iniciativa, que decorre até sábado, 15 de setembro, é organizada em colaboração com investigadores da Faculdade de Motricidade Humana e pretende comprovar a importância da aptidão e atividade física no crescimento e rendimento escolar de crianças e jovens.
No encontro, que vai contar com a participação de investigadores de Portugal, Estados Unidos da América, Suécia, Grã-Bretanha, Dinamarca, Hungria, Espanha, França e Noruega, serão apresentadas diversas comunicações e estudos, tendo em vista promover, junto da comunidade académica e profissional, a reflexão e discussão de novas políticas públicas e práticas profissionais que evidenciem os efeitos do exercício físico no crescimento e desenvolvimento saudável dos mais novos.
A iniciativa, que visa abordar ainda aspetos como o sedentarismo, a alimentação e os fundamentos epidemológicos e fisiológicos associados à atividade e aptidão físicas, permitirá também partilhar experiências de sucesso nos sistemas educativo e desportivo.
A decorrer no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, de 13 a 15 de setembro, o 9º. Simpósio European Youth Heart Study destina-se, não só à comunidade académica, mas também a professores de Educação Física, diretores de escola e treinadores envolvidos na formação desportiva. A sessão de abertura, na qual estará presente Luís Bettencourt Sardinha, presidente da Faculdade de Motricidade Humana, está marcada para as 9h00.
A iniciativa conta também com o apoio do CIPER – Centro Interdisciplinar de Estudo da Performance Humana, unidade de investigação da Faculdade de Motricidade Humana.
A celebrar os 78 anos, a Faculdade de Motricidade Humana é a mais antiga faculdade na sua área no país e conta atualmente com perto de 2000 alunos, distribuídos por cinco licenciaturas, nove mestrados, dois doutoramentos e doze pós-graduções.
As ciências do desporto, dança, ergonomia, reabilitação psicomotora e gestão do desporto são as áreas de formação inicial (licenciatura) promovidas pela instituição, que aposta numa oferta formativa diversificada e altamente especializada.
Consulte o Programa em http://formesp.fmh.ulisboa.pt/european-youth-heart-study
O conteúdo Investigadores europeus e americanos comprovam a importância da aptidão física na obtenção de rendimento escolar aparece primeiro em i9 magazine.