Dois investigadores da Universidade do Algarve foram distinguidos com o prémio internacional TIMBERLAKE, atribuído ao melhor artigo de investigação. Com o título 'Two-variable linear programming: a graphical tool with Mathematica', o mesmo foi assina
Uma ferramenta interativa e dinâmica que facilita o ensino de problemas matemáticos, valeu aos investigadores Susana Fernandes e José Pereira, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade do Algarve, o prémio internacional TIMBERLAKE, atribuído ao melhor artigo de investigação.
A ferramenta, descrita no artigo “'Two-variable linear programming: a graphical tool with Mathematica”, foi presentada na International Conference on Algebraic and Symbolic Computation, que decorreu a 9 e 10 de Setembro, no Instituto Superior Técnico em Lisboa.
O artigo apresenta a GLP_Tool, uma ferramenta didática inovadora que permite explorar e resolver graficamente problemas de programação linear com duas variáveis.
A GLP_Tool, é uma ferramenta gráfica, completamente interativa e dinâmica, implementada com o sistema de álgebra computacional Wolfram Mathematica.
Depois de introduzir os dados da instância a estudar, o utilizador pode fazer variar todos os coeficientes do problema e verificar as correspondentes alterações, quer na representação gráfica, quer nos seus valores ótimos, em tempo real.
As suas características gráficas, interativas e dinâmicas tornam-na uma ferramenta didática, que propicia a envolvência de professores e alunos num processo de ensino e aprendizagem profícuos.
Como a resolução gráfica de problemas de programação linear está presente nos programas de disciplinas de matemática, quer no ensino universitário quer no ensino secundário, os autores acreditam que a GLP_Tool será uma mais-valia no ensino e aprendizagem da Programação Linear em particular e da Matemática em geral.
Susana Fernandes, professora do Departamento de Matemática, e José Pereira, aluno de doutoramento em Engenharia Informática, venceram o prémio TIMBERLAKE, cujo valor monetário será atribuído pela TIMBERLAKE Consultants a este que foi considerado o melhor artigo da autoria de um jovem investigador.
Comentários
comentários