Uma investigadora portuguesa, do Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa, acaba de ser distinguida com a Medalha George Sarton da Universidade de Gent, na Bélgica. Trata-se de Marta Lourenço, cuja carreira é, agora,
Uma investigadora portuguesa, do Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa, acaba de ser distinguida com a Medalha George Sarton da Universidade de Gent, na Bélgica. Trata-se de Marta Lourenço, cuja carreira é, agora, reconhecida pela comunidade científica daquela instituição.
O anúncio foi feito esta segunda-feira pelo Ministério da Ciência e da Educação, sendo o galardão relativo ao ano letivo académico 2014/2015. A Faculdade da Universidade de Gent propõe, desde 1984, um investigador da sua área para reconhecer internacionalmente a sua carreira.
Este ano a escolha foi para a portuguesa Marta Lourenço, cientista no Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa. A decisão cabe ao Comité Sarton, composto por representantes de onze faculdades e tem por base os currículos dos investigadores candidatos a prémio.
Licenciada em Física pela Universidade de Lisboa, a investigadora tirou o mestrado em Museologia na Universidade Nova de Lisboa, tendo realizado o doutoramento em Museologia e História da Tecnologia no Conservatório Nacional de Artes e Ofícios (Conservatoire National des Arts et Métiers) de Paris.
Tem como interesses de investigação a história das coleções, dos museus, património universitário e museologia. Atualmente é investigadora-membro do Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia da Universidade de Lisboa, e investigadora associada do Conservatório Nacional de Artes e Ofícios de Paris.
Desde 2014, subdirige os Museus da Universidade de Lisboa, integra o Conselho Internacional dos Museus (ICOM) e ainda a Sociedade para a Preservação de Coleções de História Natural.
A cerimónia de entrega desta Medalha Sarton realiza-se a 15 de Janeiro de 2015 no Museu de História das Ciências da Universidade de Gent.
Notícia sugerida por Elsa Fonseca